Páginas

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Genética - 1ª Lei de Mendel


Oi Pessoal!
Até hoje só apresentei os meus post's sobre história e algumas curiosidades, e ainda não apresentei outras grandes paixões como biologia, química, música... Então a partir dos próximos post's irei dar uma mudada e ver se consigo mesclar mais o conteúdo do blog.
Eu pensei o que poderia abordar nesse post sobre biologia e nada melhor para falar em biologia do que genética, sendo que acho um tema de fácil entendimento.
Eu não poderia começar a falar de genética sem falar de Gregor Mendel que se tornou o pai da genética após fazer algumas experiências com ervilhas, sendo que logo que concluiu seus experimentos deu origem à 1ª Lei de Mendel que é usada até os dias atuais.
Primeiramente sempre aparece às questões comuns como:

Porque Mendel usou a ervilha?
Os fatores que levaram o botânico a escolher à ervilha foram:
- Fácil Cultivo;
- Variáveis identificáveis (A cor das sementes: Amarela e Verde);
- Ciclo de vida curto (Resultados obtidos em pouco tempo);
- Descendência hibrida fértil;
- Fácil polinização.

Para dar início à sua pesquisa Mendel separou duas espécies de Ervilha com variáveis diferentes (amarela e verde), assim sendo ele fazia vários cruzamentos com ervilhas da mesma espécie para ter certeza que aquela ervilha tinha uma Linhagem Pura (LP), então ele cruzava várias vezes as plantas de linha pura para ter certeza só dariam sementes somente verdes ou apenas amarelas.
Após a certeza de pureza das plantas ele fez o cruzamento entre as de semente amarela com as verdes e chamou as plantas cruzadas pela primeira vez com outra espécie de Geração Parental ou Linhagem Híbrida.



Na Geração Parental a cor verde das sementes desapareceram, ou seja, as sementes de cor amarela possuem os genes dominantes e as verdes recessivas, sendo assim sempre que haver um gene de determinada característica dominante com outro do mesmo tipo de gene a característica predominará, quando ambos são dominantes ou ambos recessivos recebem o nome de genes homozigotos, quando um dominante está junto de um recessivo, a característica dominante predominará recebendo o nome de genes heterozigotos. As peculiaridades das sementes verdes só terão chance de aparecer caso a planta híbrida seja cruzada com outra (híbrida) ou com uma planta de sementes verdes.
Confira na imagem abaixo, o esquema de cruzamentos, onde as amarelas puras (dominantes) são representadas por “VV” , as verdes puras (recessivas) por “vv” e a geração híbrida (G1) por "Vv".


Lembrando que a 1ª Lei de Mendel é usada atualmente em diversos estudos e através dela você pode saber se seu filho será loiro ou moreno, de olhos verdes ou castanhos. Enfim por hoje é só. Não esqueçam de deixar o seu comentário abaixo.


2 comentários:

  1. Hmm, um assunto interessante. e foi fácil ler com sua escrita.

    E é bom variar mesmo! Fça aquele que vc disse MPB não era?

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigadoo... =D
    Isso... Um dos meu próximos vai ser sobre MPB nos tempos da Ditadura...
    Obrigado pelo comentário... Beijos...

    ResponderExcluir